Muitos empresários acabam passando por necessidades no início da empresa por deixarem de planejar corretamente suas ações. O Plano de Negócios é uma ferramenta muito útil e que irá te ajudar diminuindo os erros e as incertezas do começo, mas que também pode e deve ser usado no decorrer da sua carreira como empreendedor.

O Plano de Negócios nada mais é do que um documento que irá descrever o seu negócio, seus objetivos e os passos a serem seguidos no futuro. Por isso, nele devem ser escritas informações importantes da sua empresa a partir da pesquisa e análise do mercado contendo dados reais que irão lhe auxiliar na tomada de decisões. Agora que você já sabe da importância desse documento para os seus planos, vamos ao passo a passo de como você pode montar o seu Plano de Negócios para ter sucesso pela frente.

1 Análise do mercado

Uma boa pesquisa é fundamental para conhecer melhor o local onde você está entrando e os recursos disponíveis. Para começar com o pé direito, busque saber quem é o seu público alvo, descubra quem são os seus concorrentes diretos e indiretos e entre em contato com os melhores fornecedores.

Esse é um passo importante na sua pesquisa, pois irá lhe ajudar a entender melhor os detalhes do mercado em que pretende atuar e o ajudará a traçar as melhores estratégias.

2 Plano Operacional

Neste estágio, você irá descrever como vai ser o funcionamento do seu negócio. Nele você vai descrever o que será preciso para fazer a prestação de serviço da sua empresa bem como o funcionamento do seu empreendimento.

Coloque o número de funcionários ideal e o perfil desejado para cada vaga. Para os empresários que forem abrir uma loja física, é de extrema importância que você defina o layout da sua sala, como o caixa, sala de reunião.

3 Plano de Marketing

No Plano de Marketing vão o conjunto de atividades que serão feitas para atender os desejos e as necessidades do seu público alvo. São consideradas atividades básicas do marketing os 4 “Ps”: Produto, Preço, Promoção (comunicação para vendas) e Praça (local em que o seu produto será vendido). Então, especifique tudo que tiver relação com esses itens.

4 Plano Financeiro

Agora chegou a hora de pensar na última parte do seu Plano de Negócios, mas não menos importante. No seu Plano Financeiro você irá colocar tudo que envolva dinheiro, ou seja, os custos, despesas, investimentos e capital de giro que sua empresa irá usar no início das operações.


Ainda precisa de uma ajuda para montar o seu Plano de Negócios? A JCS Contabilidade conta com uma equipe especializada e pronta para lhe dar suporte para que você consiga otimizar os seus recursos e tomar as melhores decisões para o seu negócio. Entre em contato: (48) 3263-0246 .

Palavras chave: Plano de Negócios, contabilidade, negócios, Plano Financeiro, Plano de Marketing, Plano Operacional, Análise do mercado