Você certamente já ouviu (ou falou) aquela frase: "não entendo nada de números, gestão financeira não é para mim".

Não se preocupe, nós podemos ajudá-lo a lidar com essas dificuldades para fazer sua empresa triunfar no mercado com o devido controle financeiro e fiscal.

Um fato interessante é que a maioria dos brasileiros que decidem começar a empreender, abriram seus negócios pois encontraram uma oportunidade, um nicho que ainda não recebia a merecida atenção, fazendo com que eles entendam muito sobre sua área de atuação, mas nem sempre conseguindo dominar a gestão da empresa.

Se esse também é o seu caso, sem estresse! Nós, da JCS Contabilidade, preparamos um guia para você entender de vez tudo o que precisa saber sobre gestão financeira.

O que é gestão financeira?

Como o próprio nome diz, a gestão financeira de empresas serve para organizar e monitorar todo e qualquer recurso financeiro de um empreendimento.

Além disso, essa gestão também garante uma atenção e análises periódicas dos dados e informações fiscais e financeiras do negócio. Desta forma é possível empreender e tomar decisões com maior clareza.

Seja em uma caderneta, em uma planilha online ou no sistema do próprio empreendimento, essas anotações a respeito do que entra e o que sai, além dos pagamentos para possíveis funcionários, fornecedores e afins são armazenadas para gerir melhor financeiramente uma empresa.

Mas afinal, por que essa tal de gestão financeira é tão importante?

Se você deseja sair em uma viagem para outro país e passar lá uma semana, você precisará se preparar, fazer as malas - às vezes comprar roupas específicas pro clima do país que pretende visitar, comprar passagens, procurar hotéis, traçar planos de locais que quer conhecer e muitos outros preparativos.

Para ter sua empresa, você precisará do mesmo foco e preparação, mas ela precisará ser contínua.

Se você quer ter uma viagem tranquila e longe de situações estressantes, precisará se planejar. E se você quer ter uma empresa promissora que não te traga dores de cabeça, precisará gerir corretamente o setor financeiro dela.

Lembre-se: o dinheiro é a energia de um negócio. Então, para que esse negócio prospere, você terá de administrá-lo corretamente.

E o passo a passo?

Calma que já estamos chegando lá! Você já conhece os seis elementos principais que você precisa monitorar para ter uma boa gestão financeira? Confira abaixo:

  • Capital de giro;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Fluxo de caixa;
  • Gestão de estoque;
  • Planejamento financeiro.
     

Mas calma aí, nós vamos te explicar um por um desses elementos!

O capital de giro representa todo o dinheiro retido que uma empresa precisa ter para funcionar com eficiência, ou seja, para pagar contas e entregar qualidade sem deixar de ser lucrativa. Isso inclui tanto o ativo quanto o passivo circulantes de uma empresa.

as contas a pagar e a receber referem-se a todos os custos que uma empresa precisa arcar para continuar funcionando, bem como o dinheiro que ela tem a receber pelo trabalho prestado. Isso inclui impostos, investimentos, fornecedores e até a cobrança dos clientes.

Para ter uma boa gestão financeira, é indispensável a emissão de notas fiscais. Além disso, elas são obrigatórias para que os impostos de um empreendimento sejam calculados. Uma dica é reservar por até 5 anos suas notas fiscais, em caso de necessidade de apresentação para a Receita.

Monitorar o fluxo do caixa é um comportamento que deve se tornar hábito. Esse controle é necessário para manter as contas em dia, mas também para ter certeza de que o caixa está recebendo o que ele deveria estar recebendo.

A gestão do estoque é também muito importante, não apenas para saber o que entra e o que sai, mas também para entender o ritmo de determinados produtos, bem como a demanda dos seus clientes, dessa forma podendo ajudá-lo a economizar ou até ganhar mais com alguns serviços ou produtos específicos.

Por último, o planejamento financeiro, que está diretamente ligado ao método de gestão financeira para empreendimentos.

Ele quem irá definir como todas as outras questões apresentadas serão gerenciadas, por isso é importante que ele se encaixe na realidade da sua empresa e seja usado estrategicamente.

Agora sim! 4 passos para melhorar a gestão financeira da sua empresa!

 

1. Organize as contas.

É importante saber diferenciar suas contas pessoais das da empresa. Ter essas duas misturadas pode prejudicar, e muito, o seu empreendimento!

Evite ao máximo usar seu próprio dinheiro para "completar o caixa" ou coisas parecidas, se você tiver uma boa gestão financeira certamente não precisará de dores de cabeça no final do mês.

2. Tenha controle do fluxo de caixa.

Como já dissemos antes, esse é um dos pilares para uma boa gestão empresarial.

Fique atento a todas as entradas e saídas, faça projeções de receitas e despesas em determinados períodos, considerando ao menos três meses. Crie estimativas de saldo da caixa para o futuro e guie-se por metas!

3. Separe os custos fixos das variáveis.

Custos fixos são aqueles que você terá de arcar mensalmente, como aluguel ou folha de pagamento. Já as variáveis mudam conforme a demanda da empresa, como por exemplo a compra de matéria prima.

Classifique-os em dois grupos distintos e acompanhe-os através do seu registro!

4. Automatize a cobrança.

A tecnologia está aí, e certamente pode ser de grande ajuda a quem busca por ela. Com a automatização das cobranças você perderá menos tempo e ficará menos sujeito a erros de cálculo.

Há mais alguma dica importante?

Mas é claro! Segue essa lista em tópicos dos erros que podem ser cometidos (e devem ser reparados) na gestão de uma empresa:

  • Misturar as finanças da empresa com as pessoais;
  • Não registrar todas as entradas e saídas;
  • Não ter uma reserva financeira para a empresa;
  • Não estabelecer metas financeiras.


Evitando esses quatro erros, você certamente já estará no caminho certo!

Mas afinal, quem deve fazer a gestão financeira de uma empresa?

A responsabilidade de gerir financeiramente uma empresa é grande, e por isso deve-se tomar cuidado com quem o fará. Essa escolha fica à total mercê do proprietário, que pode escolher fazer por si mesmo ou não.

O mais recomendado, no entanto, é que se o gestor puder arcar com os custos da contratação da terceirização desta operação, ele deve fazê-lo. Isso porque através disso você terá mais tempo para focar-se nos negócios, nas vendas, no serviço e na qualidade.

Um bom contador pode ajudá-lo com isso! Contrate a JCS Contabilidade para ajudar na gestão tributária e fiscal de sua empresa e você certamente não terá do que se arrepender.

 

Palavras chave: Gestão - Empresa - Gestão financeira - MEI - Empreendedor - Dicas